Com o calor do verão não tem nada melhor que entrar no carro e ligar o ar condicionado para refrescar o veículo. Porém esse equipamento precisa de atenção dobrada na estação mais quente do ano.
Muitas vezes, o motorista só se lembra de revisar o ar condicionado automotivo quando ele começa a apresentar algum barulho ou problema.
Pensando nisso, temos 4 dicas para você conservar a qualidade do ar dentro do veículo e usar corretamente o aparelho, confira:
O uso regular previne diversos problemas de funcionamento e não interfere no consumo de combustível do veículo. Manter o equipamento ligado, mesmo que apenas por alguns minutos, em média uma vez por semana, evita o ressecamento das mangueiras, que é a maior causa de vazamento do gás refrigerante e pode danificar gravemente o equipamento.
Se a temperatura interior do veículo estiver muito alta, quando ele permanece estacionado sob o sol forte, o primeiro instinto do motorista ao entrar é imediatamente ligar o ar condicionado. Porém, esse hábito pode danificar o aparelho. O correto é abrir as janelas, para que o ar quente circule, e só então dar partida no veículo e ligar o ar condicionado automotivo, com as saídas de ar voltadas para cima.
O botão de recirculação do ar condicionado automotivo oferece um resfriamento mais rápido, mas não deve ser usado de forma habitual, já que pode sobrecarregar o aparelho e saturar o ar no interior do carro. Esse recurso é indicado quando o carro estiver trafegando por áreas com grande concentração de fumaça e poluição, apenas.
Sem a manutenção adequada, ele pode acumular bactérias e fungos que comprometem a qualidade do ar e transmitem doenças. A manutenção correta do ar condicionado automotivo deve fazer parte do calendário de manutenção do veículo, para garantir trajetos confortáveis e não prejudicar o bolso.
Escrito por: Nicolas Castro / WD House